quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Esclerose Múltipla alcança benefícios com Tai Chi Chuan e Qi Gong

Pacientes com Esclerose Múltipla alcançam benefícios com Tai Chi Chuan e Qi GongA Esclerose Múltipla é uma desordem caracterizada pelo espasmo muscular, perda de sensibilidade periférica, incontinência, perda de equilíbrio, fadiga e disfunção cognitiva. Pode ocorrer na forma de episódios agudos ou seguir um padrão crônico. Existem dados que sugerem que a desordem seja causada pelo ataque ao sistema nervoso central pelo sistema imunológico, causando inflamação e destruição da camada de mielina. Ainda não se conhece sua cura – alguns medicamentos são capazes de aliviar os sintomas.

A combinação da Terapia Psicológica, Ocupacional e Fisioterapia parece ser útil na redução da fadiga e da severidade dos sintomas. Contudo, ainda é raro o oferecimento sistêmico/governamental destas técnicas por longos períodos. Em contrapartida, o Tai Chi Chuan tem se tornado cada vez mais acessível ao público.
O Tai Chi considera tanto os aspectos físicos quanto a atitude psicológica, tendo se provado muito eficaz na melhoria do equilíbrio, da postura, da flexibilidade, do vigor, da pressão sanguínea diastólica, da força muscular e do bem-estar geral.
Neste trabalho, foi desenvolvido um programa de intervenção baseado em exercícios fundamentais do Tai Chi. O programa não tinha a intenção de ensinar aos voluntários as posturas complexas associadas à prática de longo prazo, mas sim focar nos princípios fundamentais do equilíbrio, do movimento, da consciência sensorial e da respiração. Tais princípios são conhecidos como Qi Gong, cuja tradução literal significa cultivo da energia. O programa também incluía a Tui Na, uma automassagem relativa ao Qi Gong.
Os voluntários portadores de Esclerose Múltipla previamente diagnosticada passaram por seis sessões individuais de Tai Chi Chuan, recebendo instruções para a prática diária em casa de, no mínimo, 30 minutos. Questionários específicos foram respondidos imediatamente antes e depois de cada intervenção.
A Esclerose Múltipla tem um mecanismo imprevisível, sendo este um fator que dificulta a avaliação da eficácia dos tratamentos propostos. Os resultados apresentaram padrões interessantes, como a melhoria do aspecto depressivo, em função da sensação de “poder fazer algo”, dando ao indivíduo o senso de domínio sobre si mesmo. Melhorias em equilíbrio foram obtidas por quase todos os voluntários. Além disso, observou-se melhoras em caminhadas, quer fosse em distância percorrida ou na capacidade de ficar em pé.

O Espargírica respeita a Lei 9610/98, Lei do Direito Autoral, referenciando a fonte completa da informação:N. Mills, J. Allen, S.C. Morgan, Does Tai Chi/Qi Gong help patients with Multiple Sclerosis?, Journal of Bodywork and Movement Therapies, 4(1), 2000, 39-48.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CHÁ VERDE E TAI CHI CHUAN PODEM AJUDAR NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS


Habitos fortalecem a saúde dos ossos, aponta pesquisa feita nos EUA.
Ambos vêm do Oriente e já são bem comuns nos países ocidentais.


Hábitos orientais como beber chá verde e praticar tai chi chuan já são comuns no Ocidente, e fazem bem à saúde, sobretudo para as mulheres. É o que aponta uma pesquisa liderada por Leslie Shen, pesquisadora nascida em Taiwan e radicada nos EUA, num estudo do Instituto Laura W. Bush de Saúde Feminina, no estado do Texas.


O chá verde é rico numa substância chamada polifenol, que é conhecida pelo seu efeito antioxidante. Dezenas de pesquisas já mostraram que quem consome níveis maiores dos polifenóis do chá verde tende a ter riscos menores de desenvolver doenças cardiovasculares, entre outros males crônicos.


Na pesquisa publicada neste domingo, no congresso “Experimental Biology”, nos EUA, Shen e sua equipe estudaram a capacidade do chá verde, em conjunto com o tai chi chuan, de aumentar a força dos ossos em mulheres que já fizeram a menopausa.


O estudo foi feito com 171 mulheres nesta fase da vida (idade média de 57 anos), com ossos fracos, mas sem osteoporose propriamente dita. Elas foram dividas em quatro grupos.


O primeiro tomou apenas uma pílula de amido, que é um placebo – termo usado para descrever uma medicação que não tem efeito químico, mas pode agir psicologicamente; o segundo recebeu 500 miligrama por dia de polifenóis de chá verde (equivalente a entre quatro e seis xícaras); o terceiro tomou pílulas de amido e fez tai chi chuan; o quarto recebeu os polifenóis e praticou tai chi chuan. A pesquisa durou seis meses, nos quais elas fizeram exames de sangue, urina e força muscular.


Os resultados mostraram que, em três meses, a substância presente no chá verde já apontava melhoras na saúde dos ossos. Com o tai chi chuan, os mesmos efeitos foram apresentados depois de seis meses. A força muscular também apresentou melhora em seis meses, em ambos os casos.


Ainda mais importante, segundo a pesquisadora, é o fato de que o chá verde e o tai chi chuan, juntos, reduziram o nível de oxidação. Isso diminui o risco do desenvolvimento não só da osteoporose, mas das doenças inflamatórias como um todo.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exercícios orientais

Pequineses mais velhos, assim como atletas Olímpicos, valorizam os exercícios físicos. Para esses idosos o importante é manter o corpo e a mente em forma e não queimar calorias.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tai Chi Chuan e Yoga para a saúde


Na mais completa investigação realizada pelo programa de Tai Chi Chuan realizado pela Fundação da Artrite, os participantes apresentaram melhora significativa de sintomas de dor, fadiga, rigidez muscular e na sensação geral de bem-estar, além da melhora significativa do equilíbrio emocional. A pesquisa foi coordenada por Leigh Callahan, professor da University of North Carolina at Chapel Hill School of Medicine e membro do Centro de Pesquisa Thurson sobre Artrite da mesma universidade.

Os estudos apresentaram benefícios significativos do Tai Chi Chuan para todos os voluntários com sintomas de artrite, inclusive de fibromialgia, artrite reumática e osteoartrite. Foram recrutados 354 participantes de 20 diferentes localidades dos estados da Carolina do Norte e de New Jersey, distribuídos aleatoriamente em dois grupos. O grupo que participou das atividades realizou exercícios de Tai Chi Chuan durante oito semanas, duas vezes por semana. Foram recrutadas pessoas com os sintomas severos das doenças assinaladas, tão severos que não permitiam realizar exercícios de Tai Chi Chuan de pé, apenas sentados. As medidas de desempenho incluíram o tempo de permanência de pé, velocidade de caminhada, e duas avaliações de equilíbrio: a permanência por sobre uma única perna e teste de alcance. Ao final das oito semanas, todos os que realizaram os exercícios apresentaram melhoras significativas, tanto nos sintomas físicos quanto psicológicos.

Outro estudo foi realizado por pesquisadores da Boston University School of Medicine, que demonstrou que exercícios de yoga apresentam excelente efeito positivo no humor e em níveis de ansiedade, melhor do que simplesmente caminhadas ou outras formas de exercícios. Os resultados foram correlacionados com a liberação de GABA (ácido gama-amino butírico) no cérebro, e publicados no The Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Usualmente os níveis de GABA são menores em pessoas com ansiedade e muita variação de humor, que recebem medicamentos para aumentar a produção de GABA para tratar os sintomas. Durante o estudo realizado foram realizadas medidas dos níveis de GABA depois dos exercícios de yoga. Os resultados indicaram aumento na produção de GABA pelo tálamo. Os autores indicam que a prática de yoga estimula áreas cerebrais específicas, que se tornam mais suscetíveis ao aumento dos níveis de GABA.

Em entrevista, o editor-chefe da revista onde o estudo foi publicado enfatizou a importância dos resultados, por fornecerem bases objetivas para explicar os efeitos benéficos que os praticantes diários de yoga desfrutam. Segundo Kim A. Jobst, um objetivo posterior será de verificar como a prática prolongada de exercícios de yoga pode contribuir para o tratamento de depressão sem uso de medicamentos.

ResearchBlogging.orgStreeter, C., Whitfield, T., Owen, L., Rein, T., Karri, S., Yakhkind, A., Perlmutter, R., Prescot, A., Renshaw, P., Ciraulo, D., & Jensen, J. (2010). Effects of Yoga Versus Walking on Mood, Anxiety, and Brain GABA Levels: A Randomized Controlled MRS Study The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 16 (11), 1145-1152 DOI:10.1089/acm.2010.0007

Artigo tirado: http://quiprona.wordpress.com/2010/11/14/tai-chi-chuan-e-yoga-para-a-saude/


sábado, 27 de agosto de 2011

ENCONTRO DA PRATICA DO TAI CHI CHUAN NA FONTE DO SAPO - SANTOS/SP "A Chegada da Primavera"

Obrigado a todos os corajosos que participaram do encontro da pratica do tai chi chuan na fonte do sapo hoje em Santos/SP, apesar de ter chuviscado um pouco no início, conseguimos praticar juntos e até a chuva sumiu. A energia estava ótima. Tenham um bom final de semana. Abraço e paz. Em breve posto o vídeo.






sábado, 20 de agosto de 2011

NOVO ENDEREÇO DAS AULAS DE TAI CHI CHUAN

A partir do mês de Setembro/2011 estarei desenvolvendo as aulas de Tai Chi Chuan em novo Endereço na Av. Conselheiro Nébias, 532 - Cj. 81 ao lado da UNIMES (FEFIS).

Abraço e paz

Alex

sábado, 13 de agosto de 2011

TAI CHI CHUAN E A MEDICINA CHINESA -SESC SANTOS/SP


TAI CHI CHUAN E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA -SESC SANTOS/SP
13/08/2011 às 15 horas

O encontro enfoca aspectos filosóficos e terapêuticos relacionados a medicina tradicional chinesa. Com Mestre Augusto Leitão (Mestre em Artes Taoístas de Equilíbrio) e o Dr. Marcelo Jovchelevich (Clínico Geral especialista em medicina tradicional chinesa).

Lançamento do DVD: TAI CHI CHUAN VENERAVÉL MESTRE LIU PAI LIN (in memorian) Mestre Augusto Leitão.

O Evento foi um sucesso!!! Na foto Eu, Mestre Augusto e Dr. Marcelo

EM BREVE A TRANSCRIÇÃO DA PALESTRA.

Abraço e paz

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ENCONTRO DA PRATICA DO TAI CHI CHUAN NA FONTE DO SAPO - SANTOS/SP "A Chegada da Primavera"


Caros (as) Amigos (as) e praticantes do Tai Chi Chuan

Inicio da Primavera de 2011, depois de um Inverno frio e que nos remonta ao recolhimento, retornaremos os encontros para a pratica do Tai Chi Chuan na Fonte do Sapo.
Convido a todos a participarem, Mestres, Professores, Praticantes e Simpatizantes da Nobre Arte.
Esses encontros tem como objetivo buscar a união de todas as escolas do Tai Chi Chuan. Independente dos estilos. Todos os Mestres e Professores são convidados a desenvolverem uma determinada prática de sua escola.
Aguardo a todos no dia 27/08/2011 (Sábado) às 8h30 na Fonte do Sapo. Para termos um dia repleto de união, alegria e energia.

Espero vocês lá!!!

Abraço e Paz
Alex

segunda-feira, 1 de agosto de 2011





O Tao Zodiacal

31 JUL 2011 | por KENTARO MORI em DÚVIDA RAZOÁVEL às 15:26

A imagem começa com a iniciativa de
Stéphane Guisard de tentar capturar o céu mais escuro. Para isso, teve antes de mais nada que se distanciar da poluição luminosa das cidades, situando-se no deserto do Atacama próximo do Observatório Paranal no Chile. Afastada a luz artificial, mesmo a luz celeste de astros como a própria Lua — fotografando durante a lua nova — ou a das bilhões de estrelas da tal de Via Láctea — capturada na linha do horizonte, para que as montanhas a bloqueassem — foi levada em conta.

Na busca pelo céu mais escuro no planeta Terra, astrônomos produziram esta imagem composta do céu dos dois hemisférios opostos, delineado por um tênue “S” lembrando oTaijitu que ilustra o conceito de Yin Yang. Apreciar mais outra poesia do real, na continuação.

Com o céu mais escuro das Américas, representando todo o hemisfério sul, fenômenos que comumente passam despercebidos se destacam, incluindo o tênue arco através do céu. Não é a Via Láctea, que como vimos, está próxima do horizonte. É um brilho ainda mais delicado, relacionado com a luz zodiacal, conhecido como gegenschein. É o brilho de uma fina nuvem de partículas estendendo-se ao longo do plano em que os planetas giram ao redor do sol, refletindo a luz do mesmo astro-rei.

Se você visitar a página de Guisard, role para a metade e navegue pelo panorama interativo. Se dirigir seu olhar virtual para cima, ao zênite, verá a linha do gegenschein não como um arco, mas como uma linha riscando o céu, o que torna mais fácil visualizar e situar-se neste literal plano cósmico. É o plano aproximado em que a Terra e os planetas giram.

Inspirado pelo trabalho de Guisard, Tunç Tezel capturou a contraparte do hemisfério norte, em La Palma, nas Ilhas Canárias, completando a metade oposta do céu, e de todo o Universo, que envolve todo o planeta.

A beleza de compreender esta imagem é compreender que a linha dogegenscheinlembrando o Taijitu realmente separa todo o Universo em metades complementares “acima” e “abaixo” (ou vice-versa) do plano que nosso planeta delineia ao orbitar nossa estrela. São Yin e Yang reais, não só representando, como de fato sendo tudo aquilo que existe.

E o mais bacana? Tudo isso se delineia sobre nossas cabeças a todo o momento, não apenas de noite, como de dia. Só não podemos vê-lo por causa da luz do Sol, ou à noite pela luz lunar, da própria Via Láctea ou de nossas cidades. Na melhor tradição taoísta, apenas o céu mais escuro permite ver este brilho. [via APOD]


LANÇAMENTO DO DVD "TAI CHI CHUAN - VENERAVÉL MESTRE LIU PAI LIN (in memorian) - Mestre Augusto Leitão.

Sinopse:

Em nossos diversos estágios de vida, somos impulsionados para termos atitudes e atividades compatíveis com os aspectos materiais, sociais e culturais que nos rodeiam.
A busca de equilíbio seja na criança, no adolescente ou no adulto, é um fato que precisa de renovação constante. A pratica oriental do Tai Chi Chuan é um grande valioso aglomerado de conhecimentos para esta permanente renovação.
O Tai Chi Chuan, enfim, busca tornar o ser humano moderno, conscinete de seu verdadeiro rquilíbrio físico, mental e espiritual, adaptando-o num mundo complexo e de continua transformação.


LOCAL DO LANÇAMENTO - SESC SANTOS/SP (auditório)
DIA E HORÁRIO - 13/08/2011 (Sábado) às 15 horas
End: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Bairro Aparecida - Santos/SP

ADQUIRE JÁ O SEU DVD ANTECIPADAMENTE
Neste trabalho se encontra uma imagem do Grande Mestre Liu Pai Lin realizando alguns movimentos do Tai Chi Chuan e o Mestre Augusto Leitão desenvolvendo toda a forma das 37 postura do encandeamento do Tai Chi Chuan, ensinamento por ele recebidos diretamente do Grande Mestre Liu Pai Lin.

Encomenda e informações: (13) 9172-0086 (Ms Augusto)


sábado, 30 de julho de 2011

Tai Chi supera danos cognitivos da quimioterapia por Christian Basi

Tai Chi supera danos cognitivos da quimioterapia
A ênfase nos movimentos lentos torna o Tai Chi particularmente apropriado para uma ampla gama de níveis de aptidão física. [Imagem: Jakub Ha?un/Wikimedia]

Danos cognitivos da quimioterapia

Os pacientes que se submetem àquimioterapia não sofrem apenas enjoos e queda de cabelos como efeitos colaterais negativos.

Estudos indicam que um número significativo de pacientes que recebem o tratamento agressivo, mas ainda sem substituto, também experimentam declínio cognitivo, incluindo a diminuição da fluência verbal e da memória.

Agora, uma psicóloga da saúde da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, encontrou evidências que indicam que o Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa, pode ajudar a superar alguns desses problemas cognitivos.

Tai Chi Chuan

"Os cientistas sabem há anos que o Tai Chi impacta positivamente a saúde física e emocional, mas esse estudo descobriu indícios de que ele pode ajudar também no funcionamento cognitivo," disse Stephanie Reid-Arndt, autora do estudo.

"Nós sabemos que essa atividade pode ajudar as pessoas com a sua qualidade de vida em geral e, com esse novo estudo, ficamos entusiasmados sobre como o Tai Chi pode também ajudar aqueles que recebem a quimioterapia. Eu também espero que isso incentive mais pessoas a pensar positivamente sobre o Tai Chi em suas vidas em geral," acentua a pesquisadora.

O Tai Chi envolve a prática de movimentos lentos e é baseado em vários princípios, incluindo a plena consciência, ou consciência da mente alerta, a consciência da respiração, o relaxamento ativo e movimentos lentos.

A ênfase nos movimentos lentos torna o Tai Chi particularmente apropriado para uma ampla gama de níveis de aptidão física, o que o torna muito útil para pessoas que foram submetidas a cirurgias e tratamentos agressivos, como a quimioterapia, e pode por isto estar passando por limitações físicas.

Benefícios físicos e cognitivos

O estudo realizado pela pesquisadora acompanhou um grupo de mulheres que haviam passado pela quimioterapia.

Elas participaram de uma aula de 60 minutos de Tai Chi, duas vezes por semana, durante 10 semanas.

As mulheres foram avaliadas quanto à memória, linguagem, atenção, estresse, humor e fadiga, antes e após as sessões de 10 semanas.

Segundo a Dra. Stephanie, os resultados dos testes indicam que as mulheres tiveram melhorias significativas em sua saúde psicológica e em suas habilidades cognitivas.

"O Tai Chi realmente ajuda as pessoas a focar sua atenção, e este estudo também demonstra o quão bom o Tai Chi poderia ser para qualquer pessoa, quer tenham ou não sido submetidas a um tratamento para câncer", disse ela.

"Devido à pequena dimensão deste estudo, nós realmente precisamos testar um grupo maior de indivíduos para obter uma melhor compreensão dos benefícios específicos desta atividade para os pacientes que foram tratados com quimioterapia e quão significativas estas melhorias podem ser," concluiu.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O caminho da prática verdadeira no Tai Chi Chuan

Treinar o tai chi chuan é cultivar em nosso interior o verdadeiro sentimento que brota em nossos corações, através disso podemos nos ligar com o UM e retornar a origem. Treinamos para eliminar os três venenos do nosso coração (Desejo desnecessário, raiva e a ignorância).Na busca de uma Paz interior. Não compreender isso, seria não compreender a vida, não compreender o verdaderiro TAO. Não importa qual tai chi chuan se pratica, o importante é o cultivo da espiritualidade em equilibrio. Abraço a todos e bom treinos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tai chi chuan vira estrela de novas pesquisas científicas

PUBLICIDADE

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Os pés ficam enraizados no solo e o topo da cabeça é puxado levemente por um fio imaginário para o alto. As costas se arredondam e os ombros se afundam.

Suavemente, as palmas das mãos sobem para os céus, descem para a terra e se unem sobre o umbigo, centro de equilíbrio do corpo.

Juca Varella/Folhapress
Aula na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, em SP
Aula na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, em SP

Começa um treino de tai chi chuan. Os movimentos, que se multiplicam de forma fluida e em ritmo lento, são facilmente reconhecidos pelo público ocidental.

A fama conquistada pela prática não vem só do fascínio pelo "exótico" ou do prazer estético que sequências rítmicas, como as de danças, costumam causar. O tai chi chuan, arte marcial chinesa, tem sido muito estudado por seus efeitos na saúde.

As últimas pesquisas acabam de ser publicadas em importantes revistas médicas internacionais.

No jornal da Associação Médica Americana, há um estudo da Universidade Harvard mostrando que a prática melhora a qualidade de vida de pessoas com insuficiência cardíaca crônica.

No "British Medical Journal", uma revisão de estudos comprova a eficácia do tai chi para diminuir quedas e melhorar a saúde mental.

A médica geriatra Juliana Yumi, do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que isso acontece porque a prática é muito mais do que os simples exercícios.

"Envolve coordenação, respiração, meditação. E usa bastante a parte cognitiva. Você tem que estar consciente de sua postura, saber o nome dela, geralmente em chinês, o que significa criar uma imagem mental e reproduzi-la com seu corpo."

Acompanhar a cauda do pássaro, abrir as asas e abraçar a árvore são exemplos disso. Além da poesia, tem um lado de ciência, mesmo que não seja aquela mais facilmente compreendida pelo pensamento lógico.

"Os movimentos fazem a energia circular da mão para a cabeça, da cabeça para os pés, dos pés para o tronco. São os fluxos de energia entre os meridianos do corpo usados na acupuntura", diz Jerusha Chang, presidente da Associação Tai Chi Pai Lin.

O equilíbrio é alcançado pela alternância de movimentos de recolhimento e de expansão, ataque e defesa em termos de artes marciais, yin e yang (princípios complementares ativos e passivos) no Taoísmo.

"A concentração e a coordenação da respiração com os movimentos acalmam mente e corpo", diz Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.

NATAÇÃO NO AR

O fato de ser altamente relaxante não significa que é moleza em termos de trabalho físico. "A prática aumenta a força muscular e o condicionamento cardiovascular", afirma Yumi.

"O tai chi é como uma natação no ar. Parece que não tem nada, mas a pessoa está usando o próprio peso e a força da gravidade", diz Chang.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DA PRATICA DO TAI CHI CHUAN NA FONTE DO SAPO - SANTOS/SP

Caros (as) Amigos (as) e praticantes do Tai Chi Chuan


Inicio de mais um ano de 2011 e retornaremos os encontros para a pratica do Tai Chi Chuan na Fonte do Sapo.
Convido a todos a participarem, Mestres, Professores, Praticantes e Simpatizantes da Nobre Arte.
Esses encontros tem como objetivo buscar a união de todas as escolas do Tai Chi Chuan. Independente dos estilos. Todos os Mestres e Professores são convidados a desenvolverem uma determinada prática de sua escola.
Aguardo a todos no dia 12/02/2011 (Sábado) às 8h30 na Fonte do Sapo. Para termos um dia repleto de união, alegria e energia.

Espero vocês lá!!!

Abraço e Paz

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"JU-IN-EM" - O MAL DOS ANOS

JU-IN-EM : Enfermidade descoberta pela Medicina Tradicional Chinesa, ainda não aceita pela classe médica. Entretanto, milhões de pessoas em todo mundo padecem deste mal e esperam a aprovação da
Organização Mundial de Saúde para que se estude e se encontre a cura para esta mortal enfermidade
que, cada dia, é adquirida por milhares de pessoas.

Se você tiver 3 ou mais sintomas indicados abaixo é sinal de alerta vermelho!!!!

SINTOMAS QUE DEFINEM O APARECIMENTO DESTA PATOLOGIA:

1.- Um simples café provoca insônia.

2.- Uma cervejinha leve leva direto ao banheiro.

3.- Tudo parece muito caro.

4.- Qualquer coisa fora do programado perturba profundamente.

5.- Um pequeno excesso alimentar provoca aumento de peso.

6.- Uma provadinha na feijoada "cai" como chumbo no estômago.

7.- Um churrasquinho de nada faz subir a pressão arterial.

8.- Numa festa a melhor mesa é a mais distante possível da música e das pessoas.

9.- Amarrar os sapatos, se conseguir, produz dor nos quadris.

10.- A TV ou a leitura provoca sono...

Todos esses sintomas são prova irrefutável que padeces de JU-IN-EM ,
que quer dizer em Chines:

JUventude

INdo -

EMbora ......