quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Exercícios orientais
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Tai Chi Chuan e Yoga para a saúde
Na mais completa investigação realizada pelo programa de Tai Chi Chuan realizado pela Fundação da Artrite, os participantes apresentaram melhora significativa de sintomas de dor, fadiga, rigidez muscular e na sensação geral de bem-estar, além da melhora significativa do equilíbrio emocional. A pesquisa foi coordenada por Leigh Callahan, professor da University of North Carolina at Chapel Hill School of Medicine e membro do Centro de Pesquisa Thurson sobre Artrite da mesma universidade.
Os estudos apresentaram benefícios significativos do Tai Chi Chuan para todos os voluntários com sintomas de artrite, inclusive de fibromialgia, artrite reumática e osteoartrite. Foram recrutados 354 participantes de 20 diferentes localidades dos estados da Carolina do Norte e de New Jersey, distribuídos aleatoriamente em dois grupos. O grupo que participou das atividades realizou exercícios de Tai Chi Chuan durante oito semanas, duas vezes por semana. Foram recrutadas pessoas com os sintomas severos das doenças assinaladas, tão severos que não permitiam realizar exercícios de Tai Chi Chuan de pé, apenas sentados. As medidas de desempenho incluíram o tempo de permanência de pé, velocidade de caminhada, e duas avaliações de equilíbrio: a permanência por sobre uma única perna e teste de alcance. Ao final das oito semanas, todos os que realizaram os exercícios apresentaram melhoras significativas, tanto nos sintomas físicos quanto psicológicos.
Outro estudo foi realizado por pesquisadores da Boston University School of Medicine, que demonstrou que exercícios de yoga apresentam excelente efeito positivo no humor e em níveis de ansiedade, melhor do que simplesmente caminhadas ou outras formas de exercícios. Os resultados foram correlacionados com a liberação de GABA (ácido gama-amino butírico) no cérebro, e publicados no The Journal of Alternative and Complementary Medicine.
Usualmente os níveis de GABA são menores em pessoas com ansiedade e muita variação de humor, que recebem medicamentos para aumentar a produção de GABA para tratar os sintomas. Durante o estudo realizado foram realizadas medidas dos níveis de GABA depois dos exercícios de yoga. Os resultados indicaram aumento na produção de GABA pelo tálamo. Os autores indicam que a prática de yoga estimula áreas cerebrais específicas, que se tornam mais suscetíveis ao aumento dos níveis de GABA.
Em entrevista, o editor-chefe da revista onde o estudo foi publicado enfatizou a importância dos resultados, por fornecerem bases objetivas para explicar os efeitos benéficos que os praticantes diários de yoga desfrutam. Segundo Kim A. Jobst, um objetivo posterior será de verificar como a prática prolongada de exercícios de yoga pode contribuir para o tratamento de depressão sem uso de medicamentos.
Streeter, C., Whitfield, T., Owen, L., Rein, T., Karri, S., Yakhkind, A., Perlmutter, R., Prescot, A., Renshaw, P., Ciraulo, D., & Jensen, J. (2010). Effects of Yoga Versus Walking on Mood, Anxiety, and Brain GABA Levels: A Randomized Controlled MRS Study The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 16 (11), 1145-1152 DOI:10.1089/acm.2010.0007
sábado, 27 de agosto de 2011
ENCONTRO DA PRATICA DO TAI CHI CHUAN NA FONTE DO SAPO - SANTOS/SP "A Chegada da Primavera"
sábado, 20 de agosto de 2011
NOVO ENDEREÇO DAS AULAS DE TAI CHI CHUAN
sábado, 13 de agosto de 2011
TAI CHI CHUAN E A MEDICINA CHINESA -SESC SANTOS/SP
TAI CHI CHUAN E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA -SESC SANTOS/SP
13/08/2011 às 15 horas
O encontro enfoca aspectos filosóficos e terapêuticos relacionados a medicina tradicional chinesa. Com Mestre Augusto Leitão (Mestre em Artes Taoístas de Equilíbrio) e o Dr. Marcelo Jovchelevich (Clínico Geral especialista em medicina tradicional chinesa).
Lançamento do DVD: TAI CHI CHUAN VENERAVÉL MESTRE LIU PAI LIN (in memorian) Mestre Augusto Leitão.
O Evento foi um sucesso!!! Na foto Eu, Mestre Augusto e Dr. Marcelo
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
ENCONTRO DA PRATICA DO TAI CHI CHUAN NA FONTE DO SAPO - SANTOS/SP "A Chegada da Primavera"
Caros (as) Amigos (as) e praticantes do Tai Chi Chuan
Inicio da Primavera de 2011, depois de um Inverno frio e que nos remonta ao recolhimento, retornaremos os encontros para a pratica do Tai Chi Chuan na Fonte do Sapo.
Convido a todos a participarem, Mestres, Professores, Praticantes e Simpatizantes da Nobre Arte.
Esses encontros tem como objetivo buscar a união de todas as escolas do Tai Chi Chuan. Independente dos estilos. Todos os Mestres e Professores são convidados a desenvolverem uma determinada prática de sua escola.
Aguardo a todos no dia 27/08/2011 (Sábado) às 8h30 na Fonte do Sapo. Para termos um dia repleto de união, alegria e energia.
Espero vocês lá!!!
Abraço e Paz
Alex
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
O Tao Zodiacal
31 JUL 2011 | por KENTARO MORI em DÚVIDA RAZOÁVEL às 15:26A imagem começa com a iniciativa de Stéphane Guisard de tentar capturar o céu mais escuro. Para isso, teve antes de mais nada que se distanciar da poluição luminosa das cidades, situando-se no deserto do Atacama próximo do Observatório Paranal no Chile. Afastada a luz artificial, mesmo a luz celeste de astros como a própria Lua — fotografando durante a lua nova — ou a das bilhões de estrelas da tal de Via Láctea — capturada na linha do horizonte, para que as montanhas a bloqueassem — foi levada em conta.
Na busca pelo céu mais escuro no planeta Terra, astrônomos produziram esta imagem composta do céu dos dois hemisférios opostos, delineado por um tênue “S” lembrando oTaijitu que ilustra o conceito de Yin Yang. Apreciar mais outra poesia do real, na continuação.
Com o céu mais escuro das Américas, representando todo o hemisfério sul, fenômenos que comumente passam despercebidos se destacam, incluindo o tênue arco através do céu. Não é a Via Láctea, que como vimos, está próxima do horizonte. É um brilho ainda mais delicado, relacionado com a luz zodiacal, conhecido como gegenschein. É o brilho de uma fina nuvem de partículas estendendo-se ao longo do plano em que os planetas giram ao redor do sol, refletindo a luz do mesmo astro-rei.
Se você visitar a página de Guisard, role para a metade e navegue pelo panorama interativo. Se dirigir seu olhar virtual para cima, ao zênite, verá a linha do gegenschein não como um arco, mas como uma linha riscando o céu, o que torna mais fácil visualizar e situar-se neste literal plano cósmico. É o plano aproximado em que a Terra e os planetas giram.
Inspirado pelo trabalho de Guisard, Tunç Tezel capturou a contraparte do hemisfério norte,
A beleza de compreender esta imagem é compreender que a linha dogegenscheinlembrando o Taijitu realmente separa todo o Universo em metades complementares “acima” e “abaixo” (ou vice-versa) do plano que nosso planeta delineia ao orbitar nossa estrela. São Yin e Yang reais, não só representando, como de fato sendo tudo aquilo que existe.
E o mais bacana? Tudo isso se delineia sobre nossas cabeças a todo o momento, não apenas de noite, como de dia. Só não podemos vê-lo por causa da luz do Sol, ou à noite pela luz lunar, da própria Via Láctea ou de nossas cidades. Na melhor tradição taoísta, apenas o céu mais escuro permite ver este brilho. [via APOD]