O Tai Chi Pai Lin (em chinês 太極百齡) é o conjunto de práticas de origem taoísta introduzidas no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin (劉百齡). Entre elas se destacam o exercício integrado da medicina tradicional chinesa, da meditação taoísta e dos movimentos suaves doTai Chi Chuan e do Chi Kung.
O símbolo do Tai Chi representa a integração de Yin e Yang, segundo o Mestre Liu desta interação nasce uma nova força, representada pela espada que atravessa o Diagrama do Tai Chi na versão do símbolo que adotou para representar sua escola. A união yin/yang em contínua mutação exposta no símbolo do Tai Chi pode representar a harmonia entre corpo e espírito, ser humano e natureza.
Pai Lin pode ser traduzido literalmente como "100 anos", representa a busca pela saúde e longevidade.
m chinês, Pai Lin significa literalmente "cem anos", num sentido mais amplo pode indicar o caminho de cultivo da saúde e longevidade. O Mestre Liu Pai Lin adotou este nome para si e para todos que se dedicam de coração às práticas taoístas que trouxe para o Brasil:
"Para que uma vida longa? Para que toda a potencialidade do ser humano possa se desenvolver física e espiritualmente. O valor da vida deve ser expresso; o seu brilho só é visto quando se reflete nos outros." (Mestre Liu Pai Lin, 1992)
Tao Kung Chuan
O Mestre Liu perguntava em suas palestras: numa época em que metralhadoras, armas químicas e bombas atômicas são os instrumentos da guerra, que sentido pode ter aprender o Tai Chi Chuan apenas para ser capaz de derrotar outra pessoa?
Ele destacava o desequilíbrio interior como nosso maior inimigo, considerando o aspecto mais importante da prática do Tai Chi seu papel como um instrumento para a preservação da saúde e do equilíbrio emocional, mental e espiritual.
"Tao Kung Chuan", a prática de treinamento do Tao, é outro nome que utilizava para se referir ao conjunto de práticas taoístas que ensinou no Brasil.
Coerente com esta postura, o estudo dos aspectos marciais do Tai Chi Chuan é realizado pelos praticantes de Tai Chi Pai Lin principalmente com a finalidade de compreender a natureza dos movimentos desta arte e desenvolver sua sensibilidade na interação com as outras pessoas.
Assim, o treinamento da aplicação dos movimentos do Tai Chi Chuan a dois, conhecido como Tui Shou (traduzido literalmente "mãos coladas") ou "empurrar as mãos", é realizado com tranqüilidade, procurando manter a atitude de meditação e evitando cultivar uma postura competitiva.
Práticas que integram o Tai Chi Pai Lin
O conjunto das práticas milenares taoístas que fazem parte do Tai Chi Pai Lin integra três áreas do conhecimento da medicina tradicional chinesa: Chi Kung, Tui Na e Tao In.
Segundo a visão do Mestre Liu Pai Lin:
o praticante de Chi Kung ou de artes marciais internas como o Tai Chi Chuan, precisa do conhecimento do Tao In e do Tui Na para compreender a relação de seus movimentos com a circulação de energia em seu corpo e na natureza, estabelecendo a harmonia e preservando sua saúde.
o terapeuta que trabalha com a massagem Tui Na necessita das práticas do Tai Chi e da meditação Tao In para poder simultaneamente beneficiar o paciente e manter sua saúde em equilíbrio.
quem procura aprimorar seu espírito através da meditação Tao In necessita de exercícios físicos suaves como os do Tai Chi e do conhecimento do Tui Na para garantir uma vida saudável até o momento da realização.
Assim, seja para o praticante mais voltado para as artes do movimento, da serenidade, ou da saúde, na prática cotidiana de Tai Chi Pai Lin se integram:
os Treinamentos de Energia e práticas corporais associadas às Artes Marciais Taoísta.
as Formas de Auto massagem associadas ao Tui Na.
as práticas para a serenidade da Meditação Tao Yin (Sentar na Calma).
Práticas Fundamentais
Esta listagem de Práticas Fundamentais se refere apenas às práticas corporais e meditativas difundidas abertamente com mais regularidade pelo Mestre Liu Pai Lin.
São práticas que permitem vivenciar os fundamentos, os princípios do Tai Chi Pai Lin. Ao longo das duas décadas que lecionou no Brasil, o Mestre Liu enfatizou o ensino de diferentes conjuntos de práticas.
Ele transmitiu também diversas outras formas de treinamento além destas, como as voltadas mais especificamente para o Tao In e o Tui Na. Seu filho, Mestre Liu Chih Ming também ensina outros treinamentos destas mesmas linhagens taoístas.
Cada uma destas práticas é um treinamento taoísta valioso por si só. São formas de treinamento desenvolvidas para assegurar a saúde e o equilíbrio do praticante, não devem ser consideradas apenas como preparação para os treinamentos de Artes Marciais Taoístas.
As três que iniciam esta lista foram destacadas pelo Mestre Liu como as práticas essênciais do Tai Chi Pai Lin, abordando-as em todas as suas aulas.
Abraçar o Tai Chi.
Abraçar a Árvore (Postura do Universo).
Treinamento Interior do Tai Chi.
Treinamento de Geração da Água Sagrada
Treinamento da Circulação do Pequeno Universo
Treinamento da Rede Celeste.
Oito formas de alongamento dos tendões.
Formas contínuas de alongamento dos tendões (remar).
Respiração dos 6 sons.
Exercícios para flexibilização das 9 dobras do corpo.
Exercícios para a Saúde dos 12 Órgãos Internos (panos de seda).
Respiração da tartaruga.
Respiração do grou.
Doze Formas de Chi Kung (Treinamento de Energia).
Maravilha das maravilhas ("miao miao"): balanços; palmadas; e mãos cruzadas.
Caminhada Tai Chi.
Nove formas para restaurar a vitalidade (auto massagem).
Sequência de auto massagem na cabeça.
Artes Marciais Taoístas
Algumas das formas que foram introduzidas no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin :
Forma de Tai Chi Chuan Pai Lin curta (37 movimentos).
Forma de Tai Chi Chuan Pai Lin longa (108 movimentos).
Forma de Espada Tai Chi (54 movimentos).
Características comuns das práticas
Estas diversas práticas têm em comum a busca da integração de corpo e espírito, do visível e do invisível, atitude desenvolvida através do "Abraçar o Tai Chi".
Na serenidade esta integração permite perceber de modo natural a manifestação da circulação de energia pelo corpo.
Na movimentação esta integridade se manifesta através de movimentos circulares feitos com suavidade e sem pressa.
Assim, segundo os princípios do Tai Chi Pai Lin sinais de taquicardia, respiração ofegante e dores musculares durante ou após a realização das práticas (e também em outros contextos) são considerados sintomas causados por desrespeito aos próprios limites. Os limites de cada um podem ser ampliados lentamente por um treinamento cotidiano e disciplinado, que deve partir da contínua avaliação e respeito às condições específicas de saúde de cada praticante. Conforme o próprio Mestre Liu Pai Lin dizia: "Melhor que forçar, é não fazer."
Referência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário